Quer participar do Instituto Bailados? Então mande um email para carolina.grazia@gmail.com com seus dados e pretensões.


ESTATUTO DA ONG
http://estatutobailados.blogspot.com/


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

ballet clássico = futuro profissional

Ao contrário do que dizem os pessimistas, a Dança hoje viabiliza um futuro profissional. Apesar dos pesares (reconhecimento; regulamentação, difíceis relações trabalhistas....), o bailarino profissional pode sim viver de dança, se contratado por Companhias sérias, tanto públicas quanto privadas. A globalização mudou a realidade e a frente artística do país nas últimas décadas e, o grande acesso a cultura e a criação das leis de incentivo favoreceram a organização e institucionalização da classe e a valorização das ARTES nos projetos socias. O ballet clássico por exemplo, antes era internacionalizado, hoje existem companhias brasileiras renomadas de dança contratando bailarinos por vencimentos que variam entre 1.000,00 à 8.000,00 reais e ainda se esse bailarino cansar de brilhar nos palcos, pode "de tabela" ser um excelente professor, consultor, coreógrafo, etc.....(O professor de ballet clássico é melhor remunerado que muitos pedagogos de ensino médio e fundamental). Enfim, sem querer ser muito otimista....o mercado de trabalho para o profissional da dança, no Brasil, ESTÁ CRESCENDO, mas apesar de toda a evolução dos últimos anos ainda há muito a progredir.

Um comentário:

  1. Fiquei muito feliz em esta procurando uma apostila de ballet e encontrar o seu blog. Me desculpe mais não me contive e dei uma olhadinha geral e achei muito importante o seu depoimento, hoje tenho 17 anos e me encontro em uma saia justa no ballet, meu pai me dizia q o balé não da futura e ficou me pressionado a sair da companhia em que com um ano de esforço consegui entra e sair dois anos depois e agora tenho 17 anos e quero levar mais a serio ainda, meu namorado começou a me ajudar a procurar escolas q pudessem me dar bolsa e um amigo dele disse q ele poderia me ajudar a onde ele trabalha. Então comecei a correr e me alongar e a estudar firme e forte. Moro no rio de janeiro se vc poder me ajudar de alguma forma eu ficarei muito grata! Você acha q eu ainda posso me dedicar a o ballet?

    ResponderExcluir