Quer participar do Instituto Bailados? Então mande um email para carolina.grazia@gmail.com com seus dados e pretensões.


ESTATUTO DA ONG
http://estatutobailados.blogspot.com/


terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Diário de ballet 2

Estava em Caxias do sul em 2007 -RS , e fiz aulas na companhia municipal de dança, que ensaiava no Centro Muncipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. A companhia comparecia todos os dias de 8:00 às 15:00 horas, fazia em média de 2 à 3 horas por dia, 2 x por semana clássico e 3 vezes por semana contemporâneo, o restante do dia era dedicado ao projeto social do corpo entre outras atividades. Havia atores e bailarinos de faixa etária e físico bem variados o que me chamou a atenção. Estavam com o Espetáculo Suspensos pelo Vento, concebido pelo coreógrafo Mario Nascimento especialmente para a Cia.
"A Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul foi criada no mês de julho de 1997, através da Lei nº 4.677, estando vinculada à Secretaria Municipal da Cultura, nasceu com a finalidade de resgatar e cultivar, através da dança, as manifestações artístico-culturais como forma de expressão; de desenvolver e divulgar a cultura e a capacidade artística do povo caxiense; de gerar oportunidades através de espetáculos e mostras; de educar, entreter e desenvolver o gosto e a apreciação pela dança; de promover e divulgar o município de Caxias do Sul, nacional e internacionalmente; de possibilitar intercâmbios e tornar-se instrumento e fonte de pesquisa. " ...." também ........visa a educação e a formação através da manutenção da Escola Preparatória de Dança (EPD). Estas ações estão voltadas a comunidades menos favorecidas, oportunizando, incentivando e desenvolvendo talentos.Os projetos culturais são viabilizados pela Associação dos Amigos do Centro Muncipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho - A.A.M.O.R. e tem apoio cultural da Unimed Nordeste, N&L Informática e Racon Consórcios.
"A Escola Preparatória de Dança é parte integrante da Cia Municipal de Dança e foi implantada em agosto de 1998, integrando o eixo Democratização e Popularização Cultural do planejamento da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, decidida a criar e estabelecer ações resultantes de uma política voltada a oportunizar e incentivar populações menos favorecidas, não apenas através de projetos que contemplassem o acesso a espetáculos gratuitos ou a preços populares, mas também, oportunizar o engajamento da mesma em projetos na área de formação artística. A EPD trata-se de um projeto colaborativo que vem subsistindo desde sua criação através de parcerias entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada, numa proposta que entende as questões sociais como responsabilidade de todos.....A grade curricular contempla um conteúdo programático desenvolvido através de 17 disciplinas e 2 workshops totalizando uma carga horária de 2.780 horas-aula, distribuída em 8 anos de estudos. Os alunos freqüentam o projeto no horário extra - classe, permanecendo diariamente em média 3 horas na escola.O projeto atende anualmente uma média de 80 crianças/adolescentes na faixa etária dos 7 aos 18 anos de idade, devidamente matriculados na rede pública de ensino ou integrantes de instituições de assistência social. O projeto já conquistou o reconhecimento nacional e serviu como modelo para implantação de projetos semelhantes na área, tais como a Escola Municipal Iracema Nogueira (Araraquara), Projeto Quik Cidadão (Nova Lima), entre outros."

Nenhum comentário:

Postar um comentário